Moletom DES.A.FIO
CONSTRUIR O FUTURO É UM DESAFIO COLABORATIVO

Você sabe para onde vão as roupas depois que não podem mais ser usadas?
Elas acabam em grandes aterros sanitários, aumentando os níveis de poluição no nosso planeta enquanto milhares de novas roupas são produzidas diariamente. A indústria da moda é uma das que mais polui, sendo responsável por 20% da poluição industrial das águas, 10% da emissão global de carbono e coloca 1 caminhão de lixo por segundo no mundo.

E se houvesse uma maneira de utilizarmos essas peças que seriam descartadas para criarmos novas roupas? Nós nos perguntamos se poderíamos fazer diferente, encontrando uma maneira de interromper esse ciclo de descarte e mudar essa realidade. Foi assim que surgiu o movimento DES.A.FIO!

Depois de muita pesquisa e inovação, conseguimos pegar essas peças que seriam descartadas e desfibrá-las, criando um fio que daria origem para novas peças de roupa, fechando o ciclo da moda. Não tem começo nem fim: uma roupa usada se transforma em uma nova peça!

Não existe planeta B! Por uma moda que respeita o planeta e desafia a lógica do tempo das roupas. O futuro da moda é circular!

E foi com essa tecnologia de ponta que criamos 1.500 moletons exclusivos com o que batizamos de fio do futuro! Além de lindos, confortáveis, unissex e dupla face, eles foram as primeiras peças da história do Grupo Malwee que não puderam ser comprados, mas sim trocadas por outras peças de roupas usadas em um grande evento na Avenida Paulista, em São Paulo, como forma de celebrar o dia Dia Mundial da Reciclagem.

“Essa peça é um símbolo da nossa vontade de que a consciência coletiva sobre a importância da reciclagem de roupas aconteça.”

Gregório Reis, Diretor de Marketing da Malwee

E como colaboração e sustentabilidade têm tudo a ver, todas as roupas arrecadadas neste evento foram encaminhadas ao nosso grande parceiro neste projeto: o Grupo EuroFios, uma empresa especializada na produção de fios e nossa parceira em projetos inovadores e sustentáveis há mais de 10 anos, que fez todo o processo de desfibragem e fiação, e junto com a gente, criou o “fio do futuro”.

O FIO DO FUTURO, FEITO NO BRASIL nasceu dessa missão de tornar a moda circular – onde novos produtos são criados a partir de peças já existentes. Nos desafiamos a pensar fora da caixa e a inovar, recolhendo peças usadas que seriam descartadas e transformando em novas. Afinal, o material mais sustentável é aquele que já existe, não é mesmo?

Quer saber como fabricamos o fio do futuro? Essa matéria-prima inédita no mercado brasileiro é feita com 70% de roupas usadas que seriam descartadas e 30% de uma fibra complementar para fortalecer a estrutura da malha e garantir uma roupa de qualidade. E o diferencial desse moletom não para por aí! Ele também é produzido com 44% menos CO2 e menos 30% de água, já que ele não precisa de matéria-prima nova na sua produção. Incrível, não é?

E não acaba aqui!
A Malwee continua estimulando a coleta de roupas usadas para transformar em novas peças!

Temos 65 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, onde todas as peças coletadas que estiverem em boas condições serão doadas à Cruz Vermelha São Paulo. Vale qualquer peça de roupa, de qualquer marca, cor ou tamanho! As peças que não puderem ser doadas serão encaminhadas para nós e destinadas à reciclagem para a produção de novas roupas, virando combustível para o nosso movimento DES.A.FIO.

Desde o lançamento aprimoramos ainda mais o nosso fio do futuro, que agora é ainda mais sustentável e já conta com 85% de composição de roupas recicladas!

Esse fio está sendo testado e, em breve, será parte integral de todas as coleções das nossas marcas como mais uma opção de matéria prima sustentável.

Parceiros do DES.A.FIO #colaboração

Eurofios
Nesses mais de 10 anos de relações duradouras com a gente, a Eurofios é aquele parceiro que encara qualquer desafio e nunca diz não para nossas ideias, por mais ousadas que sejam. Neste projeto eles mergulharam de cabeça desde o começo, investindo tempo e dinheiro em diversos testes até chegarmos no resultado final.

Cruz Vermelha
A instituição atua há 110 anos na ajuda aos mais vulneráveis e é nossa parceira neste projeto, destinando peças de roupa sem condições de uso para a reciclagem e, consequentemente, para a produção de novas roupas, nos ajudando a manter o ciclo sempre vivo!

“Ficamos extremamente felizes em poder participar desse projeto que prevê um impacto muito positivo na sociedade. Poder ressignificar as peças doadas é essencial para cadeia econômica e sustentável das doações recebidas, a transformação através de uma mudança de percepção é essencial para a moda sustentável”.

Marina Calife, Gerente de Projetos Sociais da Cruz Vermelha de São Paulo

Grupo Malwee

2022